Capela ao Divino Espírito Santo

Capela dedicada ao Divino Espírito Santo em São Luiz do Paraitinga


No ano de 1998, adquirimos uma pequena propriedade rural aqui em São Luiz do Paraitinga, onde sempre tivemos o desejo de construir uma capela. Motivados por nossas convicções religiosas, estávamos certos de que ela seria dedicada ao Divino Espirito Santo.
Ficamos, por muitos anos, envolvidos com a construção da nossa casa de campo. Além da construção em si, a topografia montanhosa demandou serviços de terraplenagem e plantio de árvores e flores, já que a área era antes utilizada para pasto, e desmatada, portanto. Nesta casa de campo, inicialmente erguida para local de lazer familiar, abrimos uma pousada. Quem desejar conhecer, pode acessar www.recantofazendinha.com.br

Durante esse tempo, até sua construção, a localização da capelinha foi sendo imaginada em diversas posições no terreno, até definirmos o melhor local para a construção. Em 2014, realizamos mais um serviço de terraplenagem, que preparou local e acesso.
Sempre conversávamos sobre como seria a capela e desejávamos que fosse expressão da nossa fê e devoção e que, sendo dedicada ao Espírito Santo, deveria ser bem iluminada e até a cruz deveria ser de luz.
Em outubro de 2013, numa viagem à Europa, precisamente na Itália, região do Piemonte, num lindo lugar chamado Valleandona (próximo a Asti), deparamos com uma capela à beira de uma estrada rural, que depois soubemos chamar-se “Cappella della Virgine della Consolata“. Paramos o carro e a fotografamos por vários ângulos. Como estava fechada, não conhecemos o seu interior, mas foi nossa inspiração, à primeira vista. Naquele momento decidimos fazer daquela capela a nossa, senão igual, bem próxima, de arquitetura piemontesina. Na ocasião, conversando com os amáveis proprietários da pousada Luna, onde estávamos hospedados, Sra. Franca e Sr. Marino, manifestamos nosso encantamento pela capela que havíamos visto na estrada e que ela havia se tornado a inspiração para a que construiríamos. Pedimos até uma trena para que pudéssemos ter uma melhor orientação quanto a dimensão e proporções.
Mas foi somente na última semana de agosto de 2014, depois de muitos projetos, pesquisas de métodos construtivos da antiga carpintaria portuguesa, do século XVIII, de como fazer um beiral perpendicular à parede e outras muitas ideias (como, por exemplo, forrar e decorar com piso o teto da capela), que demos início à construção. Vemos muitas igrejas com seu teto pintado por artistas e queríamos um teto original. Assim, revestimos o teto com cerâmica decorada e colocamos pequenos arcos de madeira pintados nas sete cores que representam os Dons do Divino Espírito Santo.
Lançamos mão dos belos versos do compositor e cantor Zé Geraldo, da música Cidadão, para homenagear as pessoas que construíram ou contribuíram para a construção da Capela. Sem elas, como realizar este sonho?

”... Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar...”

No início, os trabalhos de alinhamento e escavação e parte estrutural da capela foram de responsabilidade do pedreiro Jair Moreira da Silva, morador do Bairro do Selado. Foi auxiliado por Donizete Aparecido dos Santos, morador do bairro Santa Cruz do Rio Abaixo, onde e conhecido pelo apelido de Juruna. Terminada essa fase, contamos com a boa vontade e ajuda, nas sua disponibilidade de tempo, de João Ailton da Silva, de São Luiz, e de José Afonso Pinto e seu filho Gilmar Rodrigues Pinto, estes últimos, naturais de Alagoa-MG e hoje moradores na região do Bom Retiro, no local conhecido como Morro da Laje. O teto idealizado foi construído por João dos Santos Almeida, com ajuda de Emerson Fernandes Alves e Hélio, moradores de Taubaté. Por último contamos com o apoio do eletricista Rui Barbosa, também de Taubaté.

Já se disse que “sonho que se sonha junto é realidade”, e assim foi na história desta capela. Familiares e amigos sonharam conosco. Sua união neste sonho foi concretizada pelo oferecimento de materiais de demolição e objetos litúrgicos, pela presença e participação na primeira missa, que foi celebrada na Festa do Divino Espirito Santo, em 24 de maio de 2015, pelo Pe. Edgar Delbem, sjr. Ressaltamos sua gentileza e disponibilidade em se deslocar para vir celebrar conosco. Na ocasião, ele nos orientou a comunicar o pároco local sobre a missa e assim foi feito. Esta missa reuniu ali mais de 80 pessoas e foi a concretização de um sonho compartilhado e que continua sendo sonhado.

Depois de inaugurada, enviamos algumas fotos da capela, via e-mail, para os proprietários da pousada em Valleandona, na Itália. Tivemos vontade de compartilhar com eles nossa alegria pela realização do sonho no qual, de certo modo, também foram envolvidos. Para surpresa nossa, eles encaminharam as fotos para seu Pároco, Don Luigi Berzano e, ele próprio, retornou o e-mail, que transcrevemos na íntegra:

“Cara Rosano e Maria Inês, têm recebido suas fotos encantadoras. Eles são um sinal de sua amizade e sua fé cristã. Bravi.
Toda a nossa comunidade tem visto e obrigado. Ontem nós publicamos as suas fotografias em nossa Igreja.
Mesmo o cavalheiros Franca e Marino são admirados sua bondade.
Esperamos rivedercia ainda. Paz e bem a todos.
Don Luigi
----------------------
Luigi Berzano
Professore ordinario della Università degli Studi di Torino
Coeditor della Annual Review of the Sociology of Religion (Brill Leiden.Boston)
Cell. 347.3201173 - Tel. 0141.295152
luigi.berzano@tin.it
www.luigiberzano.it
www.pluralismoreligioso.it
www.religioni-green.it
L. Berzano, C. Genova (2015), Lifestyles and Subcultures. History and a New Perspective, Routledge, London-New York
http://www.routledge.com/books/details/9781138911017”

E a vida continua. Agora fomos nós que fizemos uma capelinha que pode ser vista por quem passa a beira de uma estrada rural. Nao em Valleandona, mas em São Luiz do Paraitinga, na Estrada Municipal Santa Cruz do Rio Abaixo, km 7. Seja ela oportunidade de oração, de valorização da fé e de contínua renovação da devoção ao Divino Espírito Santo!

Rosano Marcondes e Maria Inês Ferreira Xavier


Voltar
Pousada Recanto Fazendinha - Estrada Municipal Santa Cruz do Rio Abaixo - Km 7,3 - São Luiz do Paraitinga