Valeu a pena

Acho que tem gente que já nasce com alma de professor. Só essas pessoas podem contar o que é o olhar de um aluno como muitos que tive. Sabe aqueles cuja expressão te compromete e motiva? Aqueles cuja voz e o riso você seria capaz de reconhecer, mesmo após muitos anos? Seu olhar cria uma conexão. É um olhar que procura, que liga. Estabelece compreensão e respeito.
São pessoas generosas. Compartilham sua dedicação, seu ideal, seu humor, sua amizade, suas histórias. Oferecem ao professor qualidade de vida no trabalho. É com alegria e responsabilidade que se leciona para eles.
Para muitas turmas, fui professora mais de uma vez. Quantos tímidos do primeiro ano de faculdade vi apresentar com brilhantismo a monografia de graduação! E o orgulho de mostrar a pesquisa realizada? E a torcida pelos colegas? E, durante o período letivo, a atitude nas aulas, o empenho e o respeito? E a esperança de crescer e progredir da qual fazemos parte?
A vocês, que compartilharam tudo isso comigo e muito mais, minha gratidão. Valeu a pena. Serão sempre suas as melhores lembranças da minha carreira. É esta a glória de ser professor. É esta sua maior honraria. O mais será queimado na fogueira das vaidades.

Maria Inês
02/08/2006


Voltar
Pousada Recanto Fazendinha - Estrada Municipal Santa Cruz do Rio Abaixo - Km 7,3 - São Luiz do Paraitinga